top of page

O tempo das constipações chegou...

Chegámos aquela altura do ano outra vez…  O tempo frio está a chegar e possivelmente todos nós iremos ter uma constipação. As populações mais afectadas pelas infecções respiratórias são as mais frágeis, como os bebés e os idosos.   E se estas infecções forem recorrentes?



É importante sabermos que os bebes não têm, obviamente tantos recursos para combaterem uma infecção respiratória bem como força para expulsarem a expectoração que se acumula nos pulmões, brônquios, nariz e seios paranasais. Com a frequência  destes episódios  a expectoração vai ficando aprisionada ao longo de todas as vias aéreas ( superiores e inferiores) tornando  o bebé cada vez mais sensível a tantas outras infeções e susceptíveis à colonização microbiana. Em todas as infeções respiratórias a Fisioterapia pediátrica mais conhecida por cinesioterapia é uma ajuda fundamental na expulsão desta expectoração contribuindo na diminuição do desconforto causado pelo vírus e acima de tudo o risco de infeções recorrentes.


Como é que a Fisioterapia Respiratória conjugada com técnicas osteopáticas pode ajudar?


Em primeiro lugar, remove as contrições, através da utilização de suaves técnicas de massagens ,com o objectivo de tornar os pulmões outra vez eficientes.

Apesar de eliminar o muco que está presente no tracto respiratório, a osteopatia consegue também ajudar a outros níveis:

- Reduz a dor e a tensão muscular : na verdade, se o seu bebé sofrer de infecções respiratórias recorrentes, a respiração normal pode tornar-se difícil e precisarem de muito esforço para a normalizarem trazendo uma tensão generalizada e perda de mobilidade no corpo.

- Melhora o sistema imunitário através da estimulação da circulação sanguínea , dando ao organismo oportunidade para se tornar mais forte e conseguir combater infecções futuras.

- Previne qualquer alteração/deformação torácica.

- Melhora a função respiratória o que vai facilitar a recuperação total. melhora o equilíbrio craneal promovendo um alinhamento de todas as estruturas nasais e consequentemente uma maior drenagem das expectorações e a prevenção da evolução da doença e possíveis complicações ao nível do trato auditivo como otites

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page